quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Existem filósofos brasileiros?

Mais de quinhentos anos de história e será que em meio desse pouco tempo – pouco mesmo se comparado com os das outras potências que exportam e emprestam seus filósofos – tivemos tempo para produzir filosofia? É claro que sim, sem dúvida temos filósofos, mas onde então, estão escondidos os filósofos brasileiros?

Quando paramos para pensar sobre filósofos, isso é, quando temos tempo para pensar, vêm logo em nossa mente nomes como, por exemplo: Marx, Sartre, Foucault e Nietzsche. Lembramos até dos mais antigos como Sócrates, Aristóteles e Platão. Hoje é muito comum falarmos sobre esses grandes pensadores. O que é totalmente esperado, pois foram eles que nos deixaram grandes legados filosóficos.

É bem verdade que possuímos grandes pensadores na atualidade que talvez não sejam lembrados no ensino da filosofia, hora porque ainda estão vivos ou até mesmo porque sejam brasileiros. A filosofia não é muito diferente das outras ciências; uma das coisas que elas têm em comum é a de que seus maiores representantes foram lembrados após terem morrido. É como se não fosse possível ser um grande filósofo e está vivo ao mesmo tempo – o que nem sempre é uma verdade.

É o grande intervalo de tempo que nos separa dos filósofos que os tornam tão conhecidos, pois com isso, suas obras puderam ser lidas e estudadas exaustivamente. Assim, seria o curto tempo que nos separam dos representantes brasileiros, um dos grandes motivos que os encobre. Mas não é somente isso que torna os filósofos brasileiros desconhecidos, é porque muitos não colocam suas idéias em evidência. É muito mais fácil eles serem conhecidos na hora de traduzir um texto de algum grande pensador internacional, do que por algum trabalho que tenha publicado com seus próprios pensamentos. E se não fosse o bastante, eles ainda publicam livros explicando sobre a filosofia de outros pensadores. Isto é, a maioria dos filósofos brasileiros vive à sombra dos filósofos estrangeiros.

Dessa forma quando perguntamos sobre algum livro que explique sobre algum assunto de filosofia, as respostas são sempre as mesmas ou algo parecido; leia o livro de Bertrand Russell; procure um livro de Schopenhauer; compre o livro “O Mundo de Sophia”… e assim por diante. O que não quer dizer que seja uma má idéia, mas com isso, poucos conhecem sobre a nossa própria filosofia. Pergunto por exemplo: Além de Marilena Chauí e Viviane Mosé que estão sempre na mídia, que outros filósofos brasileiros você conhece?

Não é preciso sustentar o diploma de filosofia para ser filósofo, filosofar é uma propriedade do ser humano, por isso, existem inúmeros filósofos brasileiros que estão aí, nos bares e botequins, nas padarias, nas escolas, na fila ao lado.

Então: Sim! Eles existem! Mas somente poucos possuem força e genialidade para saírem da sombra de seus mestres e filosofar por contra própria.

2 comentários:

  1. E o pior de tudo é que provavelmente os mais conhecidos pouco tenham de filósofos. Marilena Chaui parece mais uma pregadora de esquerda, não vejo nada de original. E o tal Olavo de Carvalho, então, que mistura filosofia com discurso homofóbico, e fica alerdeando aos quatro ventos ser "o filósofo"? Parece que está valendo o ditado de Lao Tsé: os que falam não sabem, e os que sabem não falam.

    ResponderExcluir
  2. Esse debate é muito interessante, mas se aparecer um filósofo no Brasil com ideias originas, que não seja mera repetição de filósofos estrangeiros, aposto que ninguém no Brasil, entre os que falam da possibilidade de ocorrer uma filosofia autenticamente brasileira, vai lhe dar crédito. Quero dizer que nem vão lê-lo com atenção, já vão descartar sem ler. Então, esse debate é um debate meramente superficial.

    ResponderExcluir