quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O último livro

O ser humano é o protagonista de uma grande peça de teatro ao ar livre. Desde os primórdios, desde que ele tomou consciência de si mesmo, ele tenta compreender- se.

Quantos homens já tentaram? Quantas penas e papéis foram gastos com isso? Cinco mil anos, dez mil anos de tentativas, será mesmo que chegamos com todo esse tempo ao limiar do entendimento? Ou tudo isso não passou de grande alarde?

Compreender, este é o objetivo dos grandes homens: Os espíritos livres... Para eles é a chave primordial, tão necessária quanto o remédio é para o doente. Buscar a cura para a humanidade, 'exaurir' do homem as doenças d'alma. Será mesmo que poderão realizar esse grande feito? Quem que já andou entre nós que conseguiu atingir esse entendimento tão profundo sobre o homem, sobre a vida?

Será que o livro que nos libertará, que nos mostrará à verdadeira realidade, o verdadeiro sentido da vida, que excomungará do homem todos os males, como espíritos corruptores, remanescentes de um tempo em que o homem ainda podia ter o desprazer de errar, esteja perdido ou quem sabe, escondido, empoeirado em alguma prateleira de uma dessas grandes estantes, escondidas nos porões das grandes instituições retrógadas? Se for verdade, que esse livro esteja mesmo perdido em meio de tantos outros, então, estaremos fadados a esperar com que um inocente bibliotecário o encontre, leia-o, e nos revele o seu conteúdo... Mas será mesmo que isso algum dia acontecerá ou o tempo e as traças se darão ao trabalho de destruí-lo antes dele ser revelado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário