domingo, 16 de janeiro de 2011

Gnosticismo

É um termo grego/egípcio que surgiu muito antes do cristianismo. Algumas pessoas dizem ser Agnósticas, sem ao menos saber o que realmente significa gnóstico, apenas pelo fato de não acreditar em crenças religiosas ou no ser divino Cristo.

Mas o que significa gnosticismo? Gnosticismo é uma concepção religiosa antiga que surgiu muito antes de cristo, na filosofia grega gnosis significa conhecimento e cismo religião, então ao pé da letra esta palavra se tornaria a religião do conhecimento.

Deus Mithra

O gnosticismo foi considerado pela igreja católica uma heresia, por volta dos séculos 2 e 3, logo no inicio do crescimento do cristianismo em roma. Nesta época roma estava dividida, existiam varias religiões consideradas pagãs, foi então que o imperador da época decretou que o catolicismo seria a religião "default" de roma*. Foi a partir desta época que começou a caça contra as religiões pagãs e de suas heresias em roma, foi nesta época também que o surgimento do "personagem" demônio foi criado, até então o mal não era personificado, era apenas o mal, e devido ao crescimento do Deus Mithra no oriente médio a igreja católica proclamou este Deus um deus herege e disse que possuía a imagem e semelhança do diabo. Como o deus Mithra houveram também outros deuses e religiões consideradas heréticas por afetar diretamente os "negócios" da igreja católica.

Citei estes exemplos para mostrar que a igreja católica, ao ver que estas doutrinas possuíam uma forte influência sobre seus fieis, efetuavam projetos contra estas religiões pagãs no intuito de "alienar" os fieis contra estas crenças. Mas porque o gnosticismo foi considerado herético?
Jesus Gnóstico


O gnosticismo é uma cosmovisão dualista. O Supremo Deus Pai emanava do mundo espiritual "bom". A partir dele, procediam sucessivos seres finitos (éons), quando um deles (Sofia) deu à luz a Demiurgo (deus criador), que criou o mundo material "mau", juntamente com todos os elementos orgânicos e inorgânicos que o constituem. E Cristo foi considerado um desses éons, que se esgueirou através dos poderes das trevas para transmitir o conhecimento secreto (gnosis) e libertar os espíritos da luz, cativos no mundo material terreno, para conduzi-los ao mundo espiritual mais elevado. Cristo, embora parecesse ser um homem, nunca assumiu um corpo físico; portanto, não foi sujeito às fraquezas e emoções humanas. Jesus não veio em carne!

A principio os cristãos gnósticos explicavam a existência de Cristo usando os ensinamentos gnósticos, mas esta definição foi usada somente até a metade do século 2, pois foi dita como herética por considerar Jesus um ser "não homem". Mas o ponto no qual pretendo chegar é que a vida de Cristo foi "desenhada" unificando as comoventes histórias de deuses e doutrinas antigas, comparando a um cineastra de Hollywood, a igreja juntou informações de escrituras e histórias antigas durante 150 anos para completar sua mega produção e lançar ela nos cinemas (bíblia).

Eu considero o gnosticismo a doutrina mais forte ligada ao cristianismo, pois foi dela que veio as explicações místicas do espírito santo (bem), demônios (mal), o paraíso, a chegada de Jesus na terra para salvar os homens e outras "místicas-semelhanças" da história de cristo.

E os agnóstico? Os agnósticos são pessoa que não acredita no gnosticismo, ou seja, são contra os ensinamentos desta doutrina acreditando "ou não" nos ensinamentos bíblicos da igreja cristã. Saiba que a igreja cristã é agnóstica, então você se definindo agnóstico não irá se livrar de ser um católico ou evangélico.

Fontes:
Livro: A Igreja Gnóstica - Krumm-Heller
Livros apócrifos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnosticismo
http://www.descobrindo.com.br/gnosticismo.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Mithra


*Carece de fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário