domingo, 23 de janeiro de 2011

O Segredo do Universo, na Arte

A ideia de que há uma explicação para o universo persegue os homens desde os primórdios da vida, seja no mundo místico, cientifico ou filosófico. E dos que professam esta ideia, a principal característica é de que existe uma outra realidade além da que percebemos pelos nossos sentidos. Desta forma, os limites do conhecimento seriam restritos pela nossa própria cognição, ou seja, estariam fora dos limites da realidade.

O que quero dizer com isso é que dentro da nossa capacidade racional de compreensão, usando fatores da nossa realidade, não possuímos a perspicácia de entender sobre o Segredo do Universo.

A busca deste segredo vem no intuito de saber a origem da vida, o motivo do qual você está vivendo agora, do porque existe o universo e não um vazio absoluto? São questões discutidas por todos no mundo e que ainda não possui uma ideia final concreta.

Mas a humanidade possui algo que nenhum outro ser deste mundo jamais ousou possuir, e não é apenas o raciocínio, é o poder da criatividade. Tentando explicar o inexato o homem procura, fora do seu contexto realista, este entendimento, seja nas áreas míticas, religiosas, filosóficas e/ou científica. Mas o que me interessou nisso tudo foi a intercessão de grandes artistas nesta ideia, a arte impõe no homem a necessidade de um certo conhecimento para que seu fruto tenha uma razão para existir. E o artista utiliza esta busca pelos mistérios da vida a razão pela sua arte.

Gosto de citar alguns artistas no qual admiro: Leonardo da Vince – Arte em pinturas; Aleijadinho – Arte em esculturas; Jean-Paul Sartre – Arte na escrita; Raul Seixas – Arte na música.

Em todos eles vejo a característica da procura sobre a existência no mundo, e em forma de arte eles facultam ao mundo o seu conhecimento.

Pretendo, nas próximas postagens, ir mais a fundo sobre este tema usando as obras pertencentes dos artistas citados acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário